CEASA - Centro Espírita Abel Sebastião de Almeida

Você está em: Atividades > Doutrinário > Cursos Regulares

Cursos Regulares

O que é Espiritismo?

Ao apresentar esta obra, Allan Kardec afirmou: "Este resumo não é somente útil para os iniciantes que poderão nele, em pouco tempo e sem muito esforço, haurir as noções mais essenciais, mas também o é para os adeptos aos quais ele fornece os meios para responder às primeiras objeções que não deixam de lhe fazer, e, de outra parte, porque aqui encontrarão reunidos, em um quadro restrito, e sob um mesmo exame, os princípios que eles não devem jamais perder de vista."

Esta obra publicada em 1859, dividi-se em 3 capítulos:

O primeiro, sob a forma de diálogos com um crítico, um céptico e um padre; traz respostas àqueles que desconhecem os princípios básicos da Doutrina, bem como apropriadas refutações aos seus contraditores.

O segundo capítulo é publicado o resumo de "O Livro dos Médiuns".

O terceiro capítulo é publicado o resumo de "O Livro dos Espíritos", com a solução, apontada pela Doutrina Espírita, de problemas de ordem psicológica, moral e filosófica.

Contém também a biografia de Allan Kardec, por Henri Sausse.

Dias e horários do estudo
No 1º semestre do ano, às quintas-feiras, das 19h30 às 21h


O Livro dos Espíritos

Este é o livro básico da Filosofia Espírita. Publicado em 18 de abril de 1857, nele estão contidos os princípios fundamentais do Espiritismo, tal como foram transmitidos pelos Espíritos Superiores a Allan Kardec, através do concurso de diversos médiuns.

Seu conteúdo é apresentado em 4 partes: das causas primárias, do mundo espírita ou dos espíritos, das Leis Morais e das esperanças e consolações.

Eis alguns dos assuntos de que trata: prova da existência de Deus, Espírito e Matéria, formação dos mundos e dos seres vivos, povoamento da Terra, pluralidade dos mundos, origem e natureza dos Espíritos, perispírito, objetivos da encarnação, sexo dos Espíritos, percepções, sensações e sofrimentos dos Espíritos, aborto, sono e sonhos, influência do Espíritos nos acontecimentos da vida, pressentimento, Espíritos protetores e outros temas de real interesse ao homem atual.

Na parte relativa às Leis Morais, os temas versam sobre o bem e o mal, a prece, necessidade de trabalho, casamento, celibato, necessário e supérfluo, pena de morte, influência do Espiritismo no Progresso da Humanidade, desigualdades sociais, igualdade de direitos do homem e da mulher, livre-arbítrio e conhecimento de si mesmo.

E, finalmente, na última parte, refere-se aos temas: perdas de entes queridos, temor da morte, suicídio, natureza das penas e gozos futuros, Paraíso, Inferno e Purgatório.

É um livro que abre novas perspectivas ao homem, pela interpretação que dá aos diversos aspectos da vida, sob o prisma das Leis Divinas, da existência e sobrevivência do Espírito e sua evolução natural e permanente, através de reencarnações sucessivas.

Seus ensinamentos conduzem o homem atual à redescoberta de si mesmo, no campo do espírito, fornecendo-lhes recursos para que compreenda, sem mistério, quem é, de onde veio e para onde vai.

Dias e horários do estudo
Segunda-feira, das 14h30 às 15h30 / quinta-feira, das 19h30 às 21h


Evangelho Segundo o Espiritismo

Neste Livro composto de 28 capítulos, 27 dos quais dedicado à explicação das máximas de Jesus em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida; o leitor já na introdução, encontrará as explicações de Kardec sobre o objetivo da obra, esclarecimentos sobre a autoridade da Doutrina espírita, a significação de muitas palavras freqüentemente empregadas nos textos evangélicos, a fim de facilitar a compreensão do leitor para o verdadeiro sentido de certas máximas do Cristo, que a primeira vista podem parecer estranhas.

Editada em abril de 1864, esta obra pode ser entendida como a parte moral da Doutrina Espírita. Nela, Kardec e os Espíritos superiores comentam numa linguagem acessível as principais passagens da vida de Jesus. Explicam suas parábolas e demonstram a grandiosidade do Mestre nos seus ensinos, dando-nos, além disso, conselhos importantes sobre nossa conduta diária frente às dificuldades e dúvidas da vida.

É muito conveniente utilizá-lo em leituras diárias, tanto de forma ordenada, quanto aleatória, para encontrarmos ensinamentos de muita luz embasados nas máximas de Jesus, também nos auxiliando em elevarmos nossas vibrações.

Dias e horários do estudo
5ª feira 19:30 às 21:00 h


A História do Espiritismo

O estudo a respeito da história do espiritismo se faz necessário a todos aqueles que se propõem conhecer e participar da Doutrina trazida pelos espíritos.

Abordando diversos assuntos, como visão da vida futura, as idéias espíritas através dos tempos, tipos de mediunidades, e baseando-se no livro “A História do Espiritismo” do famoso escritor inglês Arthur Conan Doyle; objetivamos transmitir, e informar de maneira simples, os acontecimentos que precederam a Codificação, seus precursores, o episodio de Hysdeville com as irmãs Fox, e um breve apanhado sobre a Doutrina Espírita na atualidade, e seu triplo aspecto (Filosofia, Ciência e Religião) que a caracteriza.

Conhecendo suas origens, as dificuldades que Kardec encontrou para catalogar e organizar o Espiritismo; teremos condições de melhor compreender a real importância dos seus ensinamentos eminentemente educativos da alma humana, e nos esforçarmos para colocá-los em prática.

Dias e horários do estudo
No 2º semestre do ano, às quintas-feiras, das 19h30 às 21h


O Livro dos Médiuns

Contém o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações espirituais, os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeços que se podem encontrar na prática mediúnica. É obra de indispensável Leitura para todos os Médiuns.

Teve seu lançamento em janeiro de 1861.

É constituído de duas partes: noções preliminares e das manifestações espíritas.

Dentre os vários assuntos que aborda, destacam-se: provas da existência dos Espíritos, o maravilhoso e o sobrenatural, modos de ser e proceder com os materialistas, três classes de espíritos, ordem a que devem obedecer os estudos espíritas: a ação dos Espíritos sobre a matéria, manifestações inteligentes, as mesas girantes, manifestações físicas, visuais, bicorporeidade, psicografia, laboratório do mundo invisível, ação curadora, lugares assombrados (com comentários sobre o exorcismo) tipos de médiuns e sua formação, perda e suspensão da mediunidade, inconvenientes e perigos da mediunidade, a influência do meio e da moral do médium nas comunicações espíritas, mediunidade nos animais, obsessão e meios de a combater, trata também de assuntos referentes à identidade dos Espíritos, às evocações de pessoas vivas, à telegrafia humana, além de vários temas intimamente relacionados com o Espiritismo experimental.

É a obra básica da Ciência Espírita, que embora já tenha mais de 100 anos de publicação, seu conteúdo é atual demonstrando e nos fazendo compreender a interligação com as diversas conquistas cientificas do homem através dos tempos.

Dias e horários do estudo
Segunda-feira, das 14h30 às 15h30 / quinta-feira, das 19h30 às 21h


← Voltar

  • Todos os direitos reservados © CEASA - Centro Espírita Abel Sebastião de Almeida