CEASA - Centro Espírita Abel Sebastião de Almeida

Você está em: Atividades > Doutrinário > Juventude

Juventude

A implantação de uma Mocidade Espírita na casa do Irmão Abel, ocorreu em 04/09/1977, iniciando todo um processo de aglutinar os jovens no campo do estudo das obras de Kardec, e do empenho nos diversos segmentos dos trabalhos assistenciais da casa. A fundadora da Juventude Abel Sebastião de Almeida, a querida irmã Sarah Sztajnberg nos trouxe através de uma pequena entrevista, mais esclarecimentos sobre a criação do JESA:

Sarah, como se deu a criação da juventude Espírita Abel Sebastião de Almeida?

Em 1977, atuando no magistério, e já integrada aos trabalhos da Casa, sentimos necessidade de organizar com os jovens um grupo de estudos doutrinários. Possuía alguns instrumentos didáticos e pedagógicos que nos auxiliaram neste mister. Dirigimo-nos, então, ao Dr.Syllo Gomes Valente, nosso querido Presidente, e lhe expusemos a idéia, que foi imediatamente aceita com entusiasmo. O dia dos encontros dos jovens, aos domingos, foi mesmo sugestão dele. E após ser chamada a uma reunião com a Direção do CEASA, na qual apresentamos a proposta, marcou-se uma data inaugural do setor (4 de setembro). Foi feita uma convocação geral dos diretores e freqüentadores. Na oportunidade, apresentamos nosso planejamento e pedimos a colaboração de todos. O Dr. Valente sempre nos deu total apoio e os demais diretores não ficaram indiferentes (um deles chegou a nos fornecer, posteriormente, um belo mural).


A juventude participava de alguma outra atividade na Casa?

Da própria Juventude brotou a idéia de se promover uma Campanha do Quilo e da Sopa. A Evangelização Infantil também surgiu naturalmente, à medida que os componentes da Juventude iam tomando consciência de seu papel e novos integrantes se somavam ao grupo. O Dr. Syllo era muito carinhoso com os jovens e possuía sempre uma palavra alegre e confortadora para todos. Quando se criou o jornalzinho ( e Dionysio, hoje vice-presidente da Casa, foi, inicialmente, o responsável pela cuidadosa elaboração do mesmo), além de Gesilda, o próprio Dr. Valente fez questão de colaborar, escrevendo vários artigos sobre Homeopatia. O grupo também se organizava, mensalmente, em caravana para visitar um grupo de crianças em Caxias, organizando inclusive festinhas, das quais até alguns familiares dos jovens tomavam parte. Havia, como se vê, uma integração muito grande e acredito que isto é o ideal de qualquer setor num Centro Espírita.

Nossa mocidade, perfeitamente integrada aos trabalhos da Casa, tem participação atuante, reunindo-se aos sábados no horário das 16:30 ás 18 horas.


← Voltar

  • Todos os direitos reservados © CEASA - Centro Espírita Abel Sebastião de Almeida